Reconhecimento facial, Controle de acesso, Sistema ERP, empresarial, RFID, rastreamento, software.
≡ Mais
Tecnologia RFID
Os sistemas de RFID são definidos principalmente pela faixa de frequência em que operam, cada uma com características próprias e podem ser designadas para necessidades específicas:
Sistemas de Baixa Frequência (LF)
Para operação a distâncias extremamente curtas, quase ao toque. É geralmente usado em cartões-passe de transportes públicos, controle de acesso em edifícios comerciais e em alguns sistemas de segurança.
Sistemas de Alta Frequência (HF)
Operam a distâncias de até 1,5m e dentre seus usos mais interessantes destacamos o controle de manutenções e na identificação precisa de componentes metálicos submetidos a ambientes agressivos como ferramentas, maquinários pesados e até de instrumentos cirúrgicos.
Sistemas de Ultra Alta Frequência (UHF)
Para leitura a médias ou longas distâncias, para objetos em movimento ou estáticos. Normalmente utilizados para controle de produtos ou coleta automática de dados numa sequência de objetos em movimento como conteineres e gerenciamento de estoques dos mais variados artigos.
Dentre as pricipais aplicações industriais da tecnologia RFID, podemos rastrear o produto e seus componentes em todas as etapas da produção, com o benefício de se atingir maior controle dos processos, resultando em rapidez, qualidade e redução dos custos. As Tags podem ser fixadas nos componentes e estes são acompanhados e monitorados durante todas as etapas, mesmo naquelas nas quais são submetidas a tratamentos químicos agressivos ou temperaturas elevadas. Os dados são registrados por leitores em cada uma das etapas tornando-os visíveis em tempo real.
No estoque podem ser utilizadas antenas fixas que fazem uma varredura ininterrupta de todos os ítens presentes, alimentando o banco de dados e fornecendo informações para um inventário preciso e sempre atualizado.
A implementação de sistemas que identifiquem, de forma singular e inequívoca, produtos, unidades de expedição, activos, localizações e serviços, possibilita a gestão eficiente das cadeias de valor multi-sectoriais, através do acesso integral a toda a informação relativa ao percurso físico dos produtos.
Através de soluções de armazenagem e logística, cruzando informações a respeito de lotes de fabricação e datas de validade, é possível obter controle total da informação sobre a rastreabilidade dos produtos de forma segura e rigorosa, incluindo os processos de recepção, armazenamento, produção e expedição.
São vários os benefícios do emprego da tecnologia RFID para o setor varejista, como maior agilidade em receber remessas de produtos, atualizando as informações de estoques de forma automatizada e obter maior controle dos produtos que se encontram no estoque e nas prateleiras.
A tecnologia de identificação por radiofrequência é empregada para se obter controle total de documentos em papel permitindo que documentos sejam localizados em meio a enormes sistemas de arquivamento físico de forma praticamente instantânea.
Sistemas de rastreabilidade para documentos são amplamente utilizados por organizações que necessitem manipular grandes quantidades de documentos como escritórios de advocacia e contabilidade, cartórios, bibliotecas, escritórios de engenharia, hospitais e instituições de ensino.